Futebol e confraternização no 4º Encontro Patos Geração 50+

Futebol, comes e bebes, muita resenha e momento de confraternização dos atletas da época de ouro do futebol amador de Patos de Minas. Tudo isso no 4º Encontro Patos Geração 50+, realizado na manhã deste domingo (2), no estadinho Manezinho Mendonça, próximo ao Parque de Exposições de Patos de Minas.

Revivendo os confrontos de 1980, os mais de 60 atletas foram divididos em dois grupos, formando as equipes do Estrela Vermelha e Cruzeirinho. Após dois tempos de 30 minutos, a vitória foi da equipe alvi-rubra por 4×1, para alegria do Figueiroa, que comandou essa agremiação, que fez parte da história do futebol patense há mais de 40 anos. 

O momento tocante do encontro foi a homenagem póstuma a Gilberto, antigo atleta do Estrela Vermelha, falecido recentemente, após contrair a Covid-19. Representando a família, lá estavam viúva e filho, emocionando a todos os presentes. Gilberto trabalhou por muitos anos na secretaria da URT e, na época de atleta, jogou ao lado de muitos que estavam no evento.

Mais dois trofeus especiais de homenagem foram entregues, sendo um deles ao desportista Élcio Caixeta, um dos nomes mais importantes do esporte patense. Depois de atuar por várias equipes e de pendurar as chuteiras, atuou como dirigente esportivo, chegando à presidência da Liga Patense de Desportos, com muita capacidade e dedicação, deixando a sua marca, no apogeu do futebol da Capital Nacional do Milho. 

O outro homenageado foi Adamar Gomes, cronista esportivo, narrador e apresentador do programa Bola na Rede, da Rádio Clube, que teve a oportunidade de acompanhar essa trajetória dessa geração, que marcou época em toda a região do Alto-Paranaiba. 

Lembrando que o evento não pôde ser realizado em 2020, por conta do número elevado de contaminados pela Covid-19. O evento estava marcado para 27 de dezembro de 2020, com o jogo entre Estrela Vermelha e Cruzeirinho. E assim, 371 dias depois, essa partida ocorreu, para alegria dos mais de 60 atletas e inúmeros convidados. Com os 4×1, Estrela Vermelha levou o trofeu em disputa.

Tudo começou em 2009 com o encontro “30 anos do J. SanRemo. Houve a participação de cerca de 40 amigos do futebol, além de familiares, que estiveram no churrasco, debaixo da Velha Mangueira, depois do jogo no gramado do Zama Maciel, da URT. 

Em dezembro de 2016, aconteceu o primeiro encontro com o nome de “Grupo Patos Geração 50+, no estadinho da Fazendinha, seguido de confraternização no Bar do Geraldinho. Cerca de 35 pessoas participaram.

Em 2017, iniciou-se o encontro nos moldes atuais, no campo Manezinho Mendonça, com cerca de 60 pessoas, repetindo-se em 2018 com 80 participantes. Em 2019 o número cresceu para 112, aproximadamente, com futebol, transmissão da partida nas redes sociais, churrasco, bebida e muito bate-papo. Os nomes de todos os participantes estão registrados no livro de presença dos amigos do Patos Geração 50+.

Após a partida deste domingo, Marcos Limírio agradeceu o grande número de colaboradores e a presença dos amigos e convidados, além de almejar para o fim do ano, a realização do 5º Encontro. E que ele se realize, novamente, com muito sucesso.

Élcio e Adamar foram os convidados para o chute inicial.

Por: Adamar Gomes

Compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *