Precisando de ajuda: em 2017, Chapecoense é clube brasileiro que mais deve jogar

A Chapecoense está de luto e finalizará a atual temporada assim em memória às vítimas do acidente aéreo ocorrido na madrugada da última terça-feira, na Colômbia, das quais faziam parte 19 jogadores, 17 membros da comissão técnica e oito dirigentes. A equipe já recebeu diversas ofertas de ajuda e realmente precisará para prosseguir. O calendário da próxima temporada será mais duro para ela do que para qualquer outro clube brasileiro.

Com vaga garantida em sete competições oficiais, a Chapecoense fará no mínimo 72 jogos. O Palmeiras, atual campeão brasileiro e que fez 66 partidas até aqui em 2016, terá no mínimo 58 compromissos no próximo ano (são quatro competições oficiais).

A Chapecoense terá 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro, 18 pelo Estadual, seis pela fase de grupos da Copa Libertadores, cinco pela fase de grupos da Primeira Liga, dois pelas oitavas da Copa do Brasil, dois pela Recopa Sul-Americana e um pela Copa Suruga.

Se avançar até as finais da Libertadores, da Primeira Liga, do Estadual e da Copa do Brasil a quantidade total será 93 jogos. Isso porque teria o Mundial pela frente (dois compromissos).

Também faria 93 jogos se disputar a Sul-Americana de 2017 e chegar à final -- isso ocorrerá se terminar fase de grupos da Libertadores em terceiro.

O número é bastante exagerado se considerar que o Palmeiras, mesmo que jogue o máximo de partidas possíveis, terminaria 2017 com 80 jogos.

HOMENAGENS PODEM DIFICULTAR CALENDÁRIO

Há ainda possibilidade de ter um número maior de compromissos para a Chapecoense por conta das homenagens que o clube deve receber na próxima temporada.

Na Espanha, o Cádiz comunicou que pretende convidar a equipe para jogar o tradicional Troféu Ramón de Carranza, em agosto. Trata-se de triangular com dois jogos com duração de 45 minutos cada um na abertura de cada temporada. 

Luis Enrique, técnico do Barcelona, disse que gostaria de ser o anfitrião da Chapecoense no também tradicional troféu Juan Gamper, que marca a abertura de cada temporada, contra a Chapecoense. Na Itália, os jornais falam de um possível amistoso com o Torino, que em 1949 perdeu todo o time em um acidente aéreo. O clube ainda não oficializou nada.

O primeiro jogo da Chapecoense na próxima temporada está agendado para o dia 22 de janeiro na estreia da primeira liga, mas sem local de jogo e adversário definido. Depois jogará no dia 29 pelo Campeonato Catarinense contra o Inter de Lages, em casa.

CALENDÁRIO DA CHAPECOENSE 2017

Quantidade mínima de jogos: 72
38 - Campeonato Brasileiro
18 - Campeonato Catarinense
6 - Copa Libertadores
5 - Primeira Liga
2 - Copa do Brasil
2 - Recopa Sul-Americana
1 - Copa Suruga

Se chegar a todas as finais: 93
38 - Campeonato Brasileiro
20 - Campeonato Catarinense
14 - Copa Libertadores
8 - Primeira Liga
8 - Copa do Brasil
2 - Mundial de Clubes*
2 - Recopa Sul-Americana
1 - Copa Suruga

Se chegar a todas as finais, cair na Libertadores e jogar a Sul-Americana: 93
38 - Campeonato Brasileiro
20 - Campeonato Catarinense
10 - Copa Sul-Americana**
6 - Copa Libertadores
8 - Primeira Liga
8 - Copa do Brasil
2 - Recopa Sul-Americana
1 - Copa Suruga

Publicado em:04/12/2016
Autor:Por: ESPN.com.br

Compartilhe:

     


Comentar: